Notícias

Campanha do Agosto Dourado é realizada em Isaias Coelho

Rodas de conversa sobre aleitamento materno foram realizadas em todas as UBS´s do município

Data de Publicação: 31/08/2023

 
 Rodas de conversas foram realizadas em todas as UBS´s do município
Foto: Arquivo Pessoal

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da amamentação, a Secretaria de Saúde de Isaias Coelho, em parceria com a Coordenação Municipal de Atenção Básica, promoveu neste mês de agosto um ciclo de rodas de conversa nas Unidades de Atenção Básica do Município. Os encontros foram organizadas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família, em alusão a campanha “Agosto Dourado”, mês definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mês do aleitamento materno.

 

As ações foram realizadas na Unidade Municipal de Saúde, localizada na sede do município; na Unidade Joana Isabel, povoado São Domingos; na Unidade José Bertolino da Silva, povoado Recreio; e na Unidade Braulino Clementino da Costa, povoado Malhada. Em todas as UBS´s, as conversas foram conduzidas por profissionais capacitados de diferentes áreas, incluindo médicos, nutricionistas, enfermeiras, dentistas e assistentes sociais. No Recreio, os atendimentos foram voltados somente para as gestantes, com informações sobre o Agosto Dourado e atendimentos individuais feitos pela Dra. Bruna Duque e pelo enfermeiro, Wamberio Querino.

Ação contou com palestras informativas sobre amamentação

Na sede do município, a roda de conversa foi guiada pela médica Ruth Brito, pela assistente social Mônica Cardoso, pela nutricionista Edilene Carvalho e pela dentista Samile Aquino. Já no povoado São Domingos, a conversa foi conduzida pela enfermeira Nayana da Rocha e pela dentista Caroline Aparecida, e na Malhada a ação contou com a participação da enfermeira Maiara Borges com a participação da médica Priscila, da dentista Samille Aquino, da fisioterapeuta Wylyane e da assistente social, Mônica Cardoso.

Rodas de conversas contaram com dezenas de participantes

Para os momentos, foram convidadas as gestantes e puérperas do município, bem como a população em geral. Na oportunidade, foram distribuídos brindes e enxovais de bebês para gestantes presentes.

Entrega de enxovais para gestantes

Durante o mês de agosto, o município de Isaías Coelho, por meio dos profissionais da Atenção Primária a Saúde,  intensificou as ações de incentivo ao aleitamento materno em alusão ao ‘Agosto Dourado’, realizando diversas palestras, rodas de conversa e lançamento de textos informativos nas redes sociais, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do tema.

Todas as ações contaram com o apoio da secretária de Saúde de Isaías Coelho, Crizangela Campos, e da coordenadora da Atenção Básica, Gabiana Mauriz, além do prefeito Dr. Francisco Eudes Castelo Branco.



PREFEITURA MUNICIPAL DE ISAIAS COELHO

CNPJ: 06.553.986/0001-03

  • Praça Joaquim Coelho Ferreira, 140 - Bairro: Centro - CEP: 64570-000 - ISAIAS COELHO/PI
  • Telefone: (89)9 99404-8082.
  • E-mail: pmisaias@hotmail.com