Notícias

VII Semana do Bebê em Isaias Coelho é realizada com sucesso

Diversas atividades foram desenvolvidas em prol da Primeira Infância.

Data de Publicação: 27/08/2023

 Crianças, adolescentes e gestantes participaram das atividades
Foto: Folha Atual

A Prefeitura de Isaías Coelho, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, e ainda, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar e do NUCA, promoveu com sucesso entre os dias 20 a 26 de agosto, a VII Semana do Bebê.

 



Com o tema "Os Cuidados com a Saúde da Gestante e a Importância da Intersetorialidade no Desenvolvimento Saudável na Primeira Infância", diversas atividades foram realizadas pelas equipes.

A programação teve início no domingo, 20 de agosto, com a mensagem e convite na Igrejas para a participação das atividades da semana.

Programação foi aberta com visitas nas Igrejas

Uma das iniciativas mais destacadas foi o projeto "Mini Chef", realizado na segunda-feira, dia 21, que proporcionou aulas sobre alimentação saudável nas escolas de educação infantil, tanto na zona rural quanto urbana do município. As crianças tiveram a oportunidade de participar de aulas práticas sobre alimentos saudáveis, com informações repassadas por nutricionistas do município.

Projeto Mini Chef levou informações sobre alimentação saudável

Na terça-feira, 22, a programação da Semana do Bebê continuou com a realização de rodas de conversa com Adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) do povoado São Domingos, com a enfermeira Naiane Rocha, e da sede de Isaías Coelho, com a médica Ruth Brito, ocasião que foram tratados assuntos sobre sexualidade, gravidez e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Nestes momentos tiveram também a participação da articuladora do Selo Unicef, Mônica Cardoso e da mobilizadora Jaqueline Passos.

Roda de Conversa com adolescentes na zona urbana

Adolescentes de São Domingos reunidos

Neste mesmo dia foi promovida uma roda de conversa com gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde da sede do município que tratou sobre a Primeira Infância, amamentação e introdução alimentar.

Encontro com gestantes

Fazendo também parte da Semana do Bebê foi desenvolvido na zona urbana e rural, o projeto "Quem Ama Imuniza!", onde por meio da coordenadora da Atenção Básica, Gabiana Mauriz, da coordenadora de imunização, Tereza Cristina, e equipes de saúde, houve uma mobilização no sentido de atualização da caderneta de vacinação de crianças de 0 a 06 anos, e ainda, foi levado informações sobre a importância das vacinas no tempo certo.

Projeto Quem Ama Imuniza foi desenvolvido na zona urbana e rural

O projeto Quem Ama Imuniza tem este objetivo de convidar as famílias para que possam estar atualizando a caderneta de vacinação de suas crianças. "Parabenizo as famílias que participaram desta ação durante a Semana do Bebê e aproveito para pedir que todos sejam multiplicadores desta informação sobre a importância da vacinação”, disse Crizangela Campos, secretária de saúde de Isaías Coelho.

Crizangela Campos, secretária de saúde

No dia 25, gestantes do município foram visitar a Maternidade do Hospital Regional Deolindo Couto, na cidade de Oeiras, onde numa roda de conversa receberam informações sobre o trabalho de parto.

Visita das gestantes no Hospital de Oeiras

A programação da VII Semana do Bebê de Isaías Coelho foi encerrada neste sábado, 26 de agosto, na sede do CREAS, zona urbana, com ação do projeto “Quem Ama Imuniza”, com a presença das secretárias Espírito Santo (Assistência Social), Crizangela Campos (Saúde) e Rosa Nair (Educação); das coordenadoras Gabiana Mauriz (Atenção Básica) e Teresa Cristina (Imunização); da equipe da Educação Infantil; Agentes Comunitários de Saúde; Conselheiros Tutelares; a articuladora do Selo Unicef, Mônica Cardoso; equipe do Programa Criança Feliz; e mais de 300 participantes, entre crianças e familiares.

Último dia reuniu mais de 300 pessoas

“Minha avaliação é positiva quanto as atividades desenvolvidas nesta Semana do Bebê, onde contamos com a participação de crianças, adolescentes e gestantes, tanto da zona urbana como rural. Em nome do prefeito Francisco Eudes, expresso o sentimento de gratidão a todos que estiveram envolvidos na realização de mais este evento voltado para a Primeira Infância”, finalizou a secretária de Assistência Social, Maria do Espírito Santo.

Espírito Santo, secretária de Assistência Social



PREFEITURA MUNICIPAL DE ISAIAS COELHO

CNPJ: 06.553.986/0001-03

  • Praça Joaquim Coelho Ferreira, 140 - Bairro: Centro - CEP: 64570-000 - ISAIAS COELHO/PI
  • Telefone: (89)9 99404-8082.
  • E-mail: pmisaias@hotmail.com